NOTÍCIAS

Consórcio dispara no mês

03/11/2014

O sistema de consórcio registrou recorde em setembro ao atingir a marca de 6,03 milhões de partilhantes ativos antes 5,6 milhões registrados em setembro de 2013. O desempenho foi puxado pelo segmento de veículos leves, que apresentou avanço de 12% sobre igual período do ano passado, para 2,52 milhões de participantes ativos. Os dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC que divulga, nesta semana, os números completos do setor.

De acordo com o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, o setor, assim como outros também sofreu com a Copa do Mundo, os feriados e, também as férias. Com relação ao cenário político, o executivo avalia que não houve influência relevante. De acordo com ele, o que mais deve ter adiado a opção do consumidor é o momento econômico que o país vive. “A inflação em alta corrói o poder de compra do consumidor. Além disso, também tem o endividamento da população que, num cenário de incertezas, leva o consumidor a decidir pelo adiamento de novas dívidas”.

Um levantamento feito pela ABAC este ano mostra que, atualmente todas as classes sociais participam de consórcios. A classe C ainda é a mais presente neste segmento e responde por 52% do total, seguida da classe B, 23% com , D com 22% e, classe A com 3%.

Levantamento feito pelo CETIP mostra que nos primeiros nove meses do ano foram realizadas 654 mil operações de consórcios de veículos. O resultado uma alta de 0,5% ante o mesmo período de 2013, quando foram verificadas 631 transações. O consórcio foi a única modalidade de financiamento que apresentou alta em todas as categorias em relação ao último ano.

A expansão foi verificada principalmente nos consórcios de automóveis leves usados, que avançaram 21% no acumulado deste ano, na comparação com 2013 e passaram de 131mil para 161 mil operações.

Ainda segundo os dados da CETIP, os de veículos no Brasil no mês passado somaram 564.515 unidades, sendo que 275.257 unidades novas e 289.258 usadas. O volume representa uma alta de 9,8% em relação ao último mês de agosto e de 5,4% na comparação com setembro passado.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano foram financiados 4,651 milhões de veículos, um volume 6,6% inferior ao verificado em 2013.

FAÇA SEU CONSÓRCIO AQUI Entre em
contato